domingo, 20 de novembro de 2016

QUE TERRINHA BOA! (VOLUME I)

Garanhuns está bonita. Diria linda. Mas, penso: bela. Bela como nunca a vi, antes. 

Realmente, a cidade caprichou muito nesse Natal Luz 2016, que já está em curso desde 11 de novembro. E vai até 31 de dezembro E, com uma programação que a dignifica, que a exalta, como bem ela merece.  

Quanto aos seus títulos - “Cidade onde o Nordeste Garoa”, “Cidade do Clima Maravilhoso”, “Cidade das Flores”, “Cidade dos Festivais”, “Cidade de Simôa”, “Suíça Brasileira”... que eles tentam nos furtar e imitar... Ah! Não vão conseguir, não. Não, mesmo!

Para isso teriam que importunar Onildo de Almeida e ressuscitar o nosso Gonzagão. Aquele, autor da letra e, este, seu maior  intérprete. E, deles, exigir alterar a letra do clássico. E passarem a cantá-lo com uma nova letra. Nada fácil, não? O certo é que a canção é um verdadeiro “Hino de Amor” a Garanhuns.

“Conheço uma cidade bem pernambucana / Que todo chama de Suíça brasileira / Água pura, clima frio na realidade / Garanhuns é uma cidade linda e tão brejeira / Garanhuns, cidade serrana / Garanhuns, cidade jardim / Garanhuns, cidade das flores, de amores sem fim / Garanhuns, terra de Simôa / Garanhuns, que terrinha boa / Garanhuns, onde o nordeste garoa”.

Verdade, todavia, que nunca irão apagar a nossa imagem, porque do nosso DNA, intransferível.”


 E Garanhuns seguirá desafiando, embora sem nenhuma soberba, aquelas cidades que querem fazer fama sobre nossa fama. Desafio com seu trabalho permanente na luta pelo retorno de seu destino, que se dará com o reestudo de suas promoções turísticas, adequando-as às exigências de nossos dias. Contemporizando-as, enfim. Voltando com outras que foram sucesso no passado, hoje, cobradas por aqueles que aportam à cidade na busca de seu clima, sem igual no país. Criando outras, apontadas e cobradas, com certa frequência por milhares, que adoram essa “terrinha boa”. E que têm uma visão de mundo, sobretudo no enxergar às maravilhas que o turismo pode oferecer a todos. Atualizando e implantando seus equipamentos turísticos. Enfim, se preparando melhor para poder conquistar o título que tanto almeja: cidade turística. Reconhecida em todo norte e nordeste brasileiros. Quem sabe, já, já, em todo o Brasil, a exemplo do que ocorre com cidades como Gramado e Campos do Jordão.

Essa tem sido a luta de Garanhuns. Luta que avançará ao longo dos próximos anos. E o Natal Luz é um exemplo dessa nossa caminhada. E, hoje, já há quem diga que ele é igual ou superior aos Natais de Gramado e Campos do Jordão. 

Mas, Garanhuns, com a humildade de sua gente, tem colocado que apenas deseja conferir o melhor às suas promoções turísticas com as iniciativas que lhe permitirão a conquista do título que tanto merece.