sábado, 7 de maio de 2016

PARABÉNS, SETÚBAL! (VOLUME I)

Aniversário do Setúbal. Gosto de estar presente ao aniversário do Lions Clube Recife Setúbal. Não sei se por Elton, quem sempre me levou em conta e com ele tive uma respeitável e sólida amizade; não sei se por Eulália, por sua doçura e seu jeito carinhoso de receber os Companheiros e Amigos. Ou, de todos e de todas que fazem esse promissor Clube de Serviços. Cuido que por eles - Elton e Eulália - e todos. Companheiros e Companheiras abnegados à causa do Leonismo. 

Elton trabalhara na SUDENE, e de lá me trazia notícias de meu primo querido, Osman, que também por lá labutara durante muitos anos no seu jurídico. De Eulália não esquecerei jamais, sobretudo de seu nome, que era o nome de minha mãe.

Nesse aniversário do Setúbal, não sei por que razão, mas na minha memória, veio a lembrança de Elton ao longo de toda solenidade. Ele que tanto me ajudou ao longo de meu mandato de Governador do Distrito para os Estados de Pernambuco, Alagoas e Maceió. Ele, como sempre acontece nesses aniversários de seu Clube, teria sido o grande homenageado, “in memoriam”, daquela noite, com muita justiça!

O Setúbal festejava naquela noite os seus primeiros 20 anos - Bodas de Porcelana. Outras, contudo, virão. Inúmeras outras Bodas. E enquanto esse Clube existir, e existirá por muitos anos ainda, o nome de Elton constará sempre na ordem das homenagens que o Setúbal tiver de prestar. 

Não seria exagero dizer que o Clube foi a razão de vida de Elton nos seus últimos anos. Tamanhos sua dedicação, carinho e prática de servir por servir. Na pureza e na profundeza da expressão, e isso, ele sabia fazer, magistralmente.

Não foi em vão a sua luta. Seus Companheiros, Companheiras, Amigos e Amigas estavam, lá, saudando aquela data - 06 de maio, comemorando a grande efeméride. Mas, também, festejando Eulália, e querendo dizer a ela, se é que não já vêm dizendo, faz tempo: “Você, a cada dia, deixa Elton mais feliz, porque você continua erguendo sua bandeira como se fosse ele que o fizesse. E, como ele soube fazê-lo...”

Penso, às vezes... Ah! Penso que Elton incentivava Eulália a capitanear suas iniciativas! E o fazia sem sentir. Sem que mesmo soubesse.

Parecia prepará-la para o futuro. Sem sua presença. Mas penso também que, mesmo em outro plano, Elton continua por perto, dizendo a Eulália que o Setúbal precisa seguir, e se sentindo cada dia mais feliz com o avanço de seu sonho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário