terça-feira, 23 de maio de 2017

GARANHUNS UNIVERSITÁRIA (VOLUME I)

Quando começamos a pensar no Ensino Superior em Garanhuns, temos que começar pensando em nossa cidade nas décadas de 50 e 60. 

Nos anos 50, a história registra que houve um governador do Estado que se referiu à nossa Garanhuns como “Cidade Universitária”. Na época, ela só contava com 03 Colégios - XV de Novembro, Santa Sofia e Diocesano. 

Evidente que a mensagem do governador da época - Agamenon Magalhães - fora cifrada, sem dúvida. Ele pensava no porvir. Mas estava claro que Agamenon apontava à Garanhuns a sua vocação ao Ensino. Máxime ao Ensino Superior. E, quem sabe? Por seu clima, sua água... A cultura de sua gente... E, de modo especial, por conta de nossa posição geográfica - próxima das capitais: ao norte, Recife, João Pessoa, Natal... Ao sul, Maceió, Aracaju, Salvador..., isso sem mencionar as cidades do interior desses estados. 

Ainda nos anos 50, certamente inspirados nas palavras visionárias do então governador, políticos e estudantes da cidade passaram a sonhar com a criação e implantação do nosso Ensino Superior. Foi aí quando surgiu a ideia da fundação e construção da Casa do Estudante de Garanhuns, para receber estudantes pobres, egressos de todos esses estados do Nordeste.  
      
Na época, Celso Galvão era prefeito de Garanhuns, eleito que fora em 15.11.1951, tendo cumprido mandato de 1952 a 1955.  A esse ideário, Garanhuns muito deve a ele e aos estudantes de época. Foi o gestor Celso Galvão quem assentou a pedra fundamental da Casa do Estudante, sob o olhar de meu irmão, Geraldo, e tantos. Pouco depois, seria a Casa tida como a ‘precursora’ da nossa tão sonhada Universidade. 

Só na segunda metade da década de 60, no entanto, é que Garanhuns ganharia a sua primeira Escola de Nível Superior com a fundação e instalação de sua primeira Faculdade: a Faculdade de Administração, no governo do prefeito Amílcar da Mota Valença, que fora vereador à época do prefeito Celso Galvão. De lá para cá, Garanhuns parece que correu para realizar o seu sonho. Sonho do passado que se renovava ao longo dos anos. Sonho do passado que se realiza, pouco a pouco, ainda em nossos dias, com a criação de mais e mais cursos. Hoje, Garanhuns conta com inúmeros cursos superiores - administração, engenharia, direito..., criados pelo município. Medicina, filosofia e letras..., criados pelo estado. Veterinária, agronomia, zootecnia, informática..., criados pela união. Por isso se dizer: Garanhuns, no seu esforço, computa, hoje, praticamente, três Universidades. E todas estão a disposição de sua juventude. Inclusive, com os chamados cursos tradicionais - engenharia, medicina e direito. E mais... Que já vêm. 

Ensina-nos, Camões, em “Os Lusíadas”:

“Cesse tudo o que a Musa antiga canta 
Que outro valor mais alto se alevanta.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário